quarta-feira, 14 de março de 2007

CONSTATAÇÃO




no país do futebol
eu nasci perna-de-pau
no país do samba e do carnaval
eu sou mais rock’n roll
no país dos cristãos, evangélicos, macumbeiros
eu não tenho religião
no país das falcatruas, da impunidade
não roubo nem doce de criança
no país do nepotismo
não tenho parentes importantes
no país das belas mulatas
minha branquela me deixou
no país das palmeiras onde cantam os sabiás
eu moro e sobrevivo na cidade poluída
no país da fácil ascensão e fama de ilustres desconhecidos
quase ninguém me conhece
no país do funcionalismo público com salários milionários
tenho um emprego de merda com um salário de merda
no país da saúde pública sucateada
eu não tenho convênio médico nem seguro
no país dos conchavos, das negociatas e maracutaias
não consigo nem desconto na barraca de frutas da feira de domingo
no país de vasto litoral e praias paradisíacas
não tenho dinheiro para um final de semana com os pés na areia e uma cerveja gelada
no país da pinga, da caipirinha
meu organismo não tolera destilados
no país dito pacífico, sem vocação militar
só vejo mortes, violência, seqüestros, humilhações
no país dos desvios de verbas públicas
poucos ganham muito, alguns ganham algo e muitos nada ganham
no país onde poucos ganham muito, alguns ganham algo e muitos nada ganham
pedem pós-graduação, língua estrangeira e condução própria para se conseguir um emprego
no país da maior floresta tropical e do maior rio do mundo
mal conheço a cidade onde vivo
no país onde nasci e tenho vivido esse tempo todo
eu e você
nós fomos enganados

Nenhum comentário: